quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Celebre a vida!


Filipenses 4:1-9

O apóstolo Paulo escreve essa epístola aos cristãos de Filipos em um momento muito delicado de sua vida, pois se encontrava preso!

"Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!
O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês." 
Essa situação porém foi fundamental para que ele começasse a valorizar mais ainda a sua vida. De fato nós só damos valor para aquilo que perdemos.
Se um parente querido morre nós pensamos como poderíamos ter aproveitado mais a sua presença, se nos encontramos doentes valorizamos mais a nossa saúde, se nos é tirada a liberdade automaticamente passamos a valoriza-la! E assim por diante.
Pessoas que estão fazendo compras em um shopping, viajando de férias ou se divertindo em uma festa enxergam a vida por um prisma. Já aquelas que se encontram presas injustamente, enfermas em um leito de hospital ou que acabaram de perder um parente querido enxergam a vida por uma outra perspectiva.
As vezes situações adversas nos fazem ver a vida com sentido.
Muitos hoje se esquecem de como nossa vida é curta, breve, vivem como se fossem onipotentes, eternos, como se nunca fossem envelhecer.
A bíblia usa algumas metáforas para exemplificar a vida humana: Sono ligeiro, relva do campo que cresce e morre, vapor, neblina que aparece por um pouco de tempo e logo se dissipa.
Diante desse quadro Paulo nos da uma dica de como devemos aproveitar nossa vida da maneira certa. Perceba que no versículo 4 ele diz: "Regozijai-vos no Senhor, alegrai-vos".


Ao lermos esta passagem automaticamente pensamos que nos alegrar em Deus significa: ir para a igreja bater palmas ou fazer um culto festivo. Não! Nem sempre devemos espiritualizar radicalmente as coisas.
Encontrar alegria em Deus é encontrar alegria nas coisas criadas por Ele, saber desfrutar a Natureza, da companhia de um amigo, aprender a curtir a família. Deus está sempre presente nesses momentos.
Celebre a vida! Curta uma boa música, aprecie o alimento, sinta o ar fresco. Valorize cada momento.
Paulo continua nos dando dicas para sermos completamente felizes e no versículo seguinte, ele fala que devemos ser justos, retos, limpos, dignos diante de Deus e dos homens.
A verdadeira felicidade é encontrada em fazer o que é certo! Se alimente de tudo o que é virtuoso, nobre e digno, certamente você colherá bons frutos!
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8
Felicidade é uma conseqüência de gente que opta pela virtude!

Foto: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/imagens/agradecimento2.JPG

2 comentários:

  1. Mais uma mensagem inspirada que me trouxe à memória um louvor.

    Ouça, espero que goste...

    http://www.youtube.com/watch?v=6tKA_sztiDE

    particularmente acho um lindo louvor.

    Obs: fui eu que deixei o link na mensagem do dia 05/12, não é vírus, pode acreditar!

    Ah! Se puder responda o que achou das músicas, não posso deixar de associá-las, costumo expressar a minha adoração através de música.

    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Demais! mto bom mesmo!!! curto mto esse som!!! praise the Lord!!! Paz!

    ResponderExcluir